Topo

Luciana Bugni

Fique longe deles: signo do mês, é melhor evitar os librianos

Luciana Bugni

22/09/2017 08h00

Will Smith é boy de libra. Deve dar um trabalho… (Arte: Marília Filgueiras)

 

Spoiler: esse texto é uma obra de ficção. Quaisquer semelhanças com fatos, atitudes e librianos reais é mera coincidência.

Você certamente já encontrou um deles. São charmosos, bem-educados, já leram o dobro de livros que você, apresentam aquela banda finlandesa que diz exatamente o que você tem procurado ouvir, misturam uns temperos na cozinha que você desconhecia, fazem a caipirinha do século. O truque é batata. Você cai na deles.

Podem tocar um instrumento musical, escrever poesia nas paredes de casa, fazer desenhos eróticos com esferográficas azuis ou cuidar de um aquário. Qualquer coisa que você, que caiu na deles, acha que é arte. Eles te confundem e fazem com que, quando você menos espera, esteja de quatro. Mas você não é burra, muito pelo contrário. Como gosta de dizer por aí, você é espertinha. Então você não cai de vez na do cara. Não, você não é disso. Começa a história com muitos pés atrás, deixa que ele venha atrás de você. Inventa umas bobeiras que nem você acredita, só pra ver se ele atende. Ele grava um disco, faz comentários certeiros sobre seu filme favorito, uma sucessão de acertos que deixa sua alma cheia de desconfiança. Se você nega um beijo, eles insistem com tanta ternura, que você não vê saída. Se viajam para a Grécia, trazem na bagagem qualquer obviedade que você pendura no pescoço. Se fotografam o abstrato, mentem que fizeram a foto para você e que a imagem queria dizer algo bonito e poético, que laça seu coração.

Você então se convence, é o bilhete premiado. É o palito do sorvete com um iPhone. São quilos de barras de ouro, em quase dois metros de ternura, de sedução, de fineza, de charme, de sex appeal, de suingue, de tudo o que você sempre sonhou para dividir o espelho do banheiro. Quando vê, lá está você. De quatro. Consciente. Espertinha, como você gosta de dizer. A grande sortuda. Desfila imponente com o rei da formatura.

Acontece, meu bem, que você, que é tão espertinha, esqueceu de atentar para o detalhe. Você que checou cidade natal, número de idiomas falados, profissão dos pais, achou que o signo era um detalhe. E não percebeu que o rapaz que é o genro dos sonhos de qualquer sogra, querida, era de libra. Libra, sim. Aqueles. Perigosos seres do mal, que pintam um mundo todo bonito. E na sequência botam fogo nele. Ou sopram bem forte tudo que a havia de bom. É um tufão.

Pois é… O paraíso que é um libriano dura alguns meses. No caso das mais sortudas, anos. Mas acaba. E de um jeito traumático. Pode ser uma nova garota, vencedora do look of the year do ano passado. Pode ser uma aliança que ficou escondida no bolso. Pode ser uma desculpa qualquer como a química que a gente tinha era pouca e se acabou. Minha filha, o paraíso com um libriano acaba. E acaba com você.

Por isso, antes de ficar de quatro, em todos os sentidos, lembre-se: nunca, em hipótese alguma, depois de um sexo gostosinho com direito a conchinha, ache que encontrou o homem perfeito.

Sobre a autora

Luciana Bugni é gerente de conteúdo digital dos canais de lifestyle da Discovery. Jornalista, já trabalhou na “Revista AnaMaria”, no “Diário do Grande ABC”, no “Agora São Paulo”, na “Contigo!” e em "Universa", aqui no Uol. Mora também no Instagram: @lubugni

Sobre o Blog

Um olhar esperançoso para atravessar a era digital com um pouco menos de drama. Sororidade e respeito ao próximo caem bem pra todo mundo.